Professora Beatriz Fernandes em uma videoaula sobre as cores em Libras
A LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) é uma linguagem relativamente nova e vem propiciando o desenvolvimento das pessoas surdas e sua interação no meio comunicativo. Dessa forma, emerge uma necessidade de pessoas capacitadas para contribuir com o desenvolvimento humano, e que se empenham em a aprender e ensiná-la. É necessário também que as dificuldades enfrentadas no sistema de ensino sejam reconhecidas e que existe uma certa urgência em confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las
Toda criança tem o direito de conhecer o mundo e de fazer parte dele, no sentido de seus direitos e deveres. Por isso, defende-se a inclusão das crianças com deficiência na escola regular. Quando só assim, os portadores de deficiência poderão contribuir com seu talento para o bem, desde que despertados e instruídos para isso.
É um desafio a Língua Brasileira de Sinais, pois, os deficientes auditivos não podem mais esperar. É necessária uma educação de qualidade que respeite sua limitação física, sendo esta a única maneira de inserí-los na sociedade.
A inclusão precisa acontecer e o professor deve estar preparado para essa realidade atual. Essas crianças precisam sentir-se acolhidas e como parte dessa sociedade, de maneira que os demais alunos não os rotulem como surda, mas como uma criança que precisa de maneira especial ser inserida ao mundo de todos.
Como educadora, é maravilhoso fazer parte desse mundo de lutadores por uma educação melhor e de qualidade. Como tal, seu papel nessa relação é destacar-se como mediador da comunicação, fazendo com que esse aluno faça parte desse grupo naturalmente.
Essa realidade somente será possível, quando educadores compromissados e com formação, estiverem a postos para fazerem o seu melhor, oportunizando esse mundo do silêncio a entender o meio do qual fazem parte e são fundamentais.
Por : Beatriz Fernandes.
Por : Beatriz Fernandes.