Os profissionais precisam ser capacitados, porém, na realidade essa qualificação deixa a desejar, quando esses cursos são oferecidos, principalmente em órgão públicos credenciados à educação dos surdos ou privados com a mesma qualificação, geralmente não chegam ao alcance de todos que desejam ingressar realmente nessa modalidade.
Atualmente nas escolas regulares funcionam as salas multifuncionais, as mesmas têm o objetivo de desenvolver habilidades com os alunos com necessidades especiais, elas funcionam no horário oposto das aulas curriculares, mas em plena época de inclusão as escolas estão praticando exclusão, as salas estão organizadas em locais pequenos, falta material pedagógico e especialistas.
Quando se tem um professor com especialização em Educação Especial, este não consegue atender os diversos tipos de necessidades, pois há um grande número.
Os surdos também sofrem além do preconceito das pessoas que os ignoram, a falta de compreensão da própria família, quando muitas vezes não aceitam a surdez como fato, e que precisam aprender a conviver com essa diferença.
Interessante é que a surdez seja diagnosticada na infância, por isso ser importante que tenham acesso a especialista sem demora, e que a família seja acompanhada, de forma que permitam a essa criança o acompanhamento adequado para que tenha uma vida independente posteriormente.
Poucos percebem a importância da comunicação no desenvolvimento do ser humano e é analisando esse processo de aquisição da linguagem que se percebe ser nesse processo onde o ser humano desenvolve sua personalidade e cultura. Diferentemente do que ainda pensam muitas pessoas, a Língua de Sinais não é apenas uma linguagem, ela constitue-se Língua, uma vez que a mesma possui todos os níveis linguísticos e se presta às mesmas funções das línguas orais.
A relação entre o homem e o mundo acontece por intermédio da linguagem que planeja e regula as ações humanas, permite ao o homem estruturar seu pensamento traduzindo o que sente e registrando o que acontece além de comunicar-se com outro. A língua é um dos principais instrumentos no desenvolvimento dos processos mentais.
Os surdos possuem desenvolvimento cognitivo compatível de aprender como qualquer ouvinte, no entanto, os surdos que não têm acesso à sua linguagem, enfrentam dificuldades de perceber as relações e o contexto mais amplos das atividades em que estão inseridos, ficando seu desenvolvimento e aprendizagem fragmentos. Com isso, o surdo parece saber ler, mas não entende o significado. Os surdos precisam de uma escrita que represente os sinais visuais espaciais com os quais se comunicam, não podem aprender bem uma escrita se não podem ouvir o que reproduz os sons.
O surdo tem seu modo próprio de olhar seu mundo e como falam com as mãos, evitam usá-las desnecessariamente, quando as usam possuem agilidade e leveza. Convivem com duas comunidades e cultura e precisam utilizar duas línguas, Libras e Língua Portuguesa. Com tudo isso, é, portanto notável que ainda há muitas dificuldades e falhas, pois a maioria dos surdos só aprende Libras quando vão à escola, e a recomendação é que cada profissional ao receber um surdo, enfrente o desafio. Quando estes vão à escola e aprendem ler e escrever, o professor tem nas mãos a grande chance de dar autonomia a essa pessoa.
Dessa forma, fica aqui evidenciado ser fundamental a oferta de oportunidades educacionais que favoreçam a melhoria tanto para os educadores, quanto para os educandos no que se refere à aquisição da língua de sinais.
Por : Beatriz Fernandes.
Por : Beatriz Fernandes.